---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Parceria entre Secretarias tem a missão de promover a Saúde nas Escolas

Publicado em 15/10/2018 às 17:19 - Atualizado em 15/10/2018 às 17:19

A cárie dentária é um problema de saúde pública que atinge praticamente toda a população brasileira. Dados publicados (Ministério da Saúde, 1986) indicam que aos 12 anos, mais de 6 dentes, em média, estão atingidos pela doença. A Organização Mundial da Saúde considera como "aceitável" até 3 dentes atacados por cárie nesta idade. Portanto a saúde bucal é um assunto fundamental para ser abordado em escolares e promover a saúde bucal é muito importante para que estes cresçam saudáveis e que alcancemos resultados positivos.

O Programa saúde na Escola é a parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação do município de Ipira, com a proposta de prevenir e promover saúde de estudantes do Município. Com isso a Odontóloga da Estratégia Saúde da Família Jaqueline Felipon com o apoio e ajuda das professoras Ozaide Linhares e Suleina Stockmann realizaram uma atividade educativa no decorrer dessas semanas com as turmas dos 5º anos, tanto matutino quanto vespertino com diversos temas sobre o assunto: Saúde Bucal. Foram sorteados temas para cada grupo de alunos e estes deveriam pesquisar sobre o assunto, formular cartazes e no final estudar e apresentar para as turmas, com o auxílio da dentista.

Conforme as professoras relataram como resultado obtido, houve nitidamente um processo muito maior de agregação de conhecimento por cada aluno, sendo muito satisfatório o envolvimento deles com os temas, pois o ingrediente básico no processo ensino-aprendizagem é a construção do conhecimento.