---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Saúde Ipirense trabalha prevenção no “Outubro Rosa”

Publicado em 22/10/2018 às 11:00 - Atualizado em 22/10/2018 às 11:00

Promoção em Saúde foi tema de palestra

 

Outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, um mês onde todo o Brasil realiza ações voltadas para a saúde da mulher e o controle do câncer de mamas e colo uterino, que infelizmente são em grande parte, ainda nos dias atuais, os principais causadores de mortes do sexo feminino. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mamas no Brasil é o segundo tipo mais comum e afeta principalmente as mulheres, além disso, no mundo a cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com a doença. O Brasil registra uma média de 57 mil novos casos de câncer de mama e um dos principais motivos ainda, é a falta de conscientização da sociedade, seguido pelo diagnóstico tardio da doença.

Procurando dar uma ênfase ainda maior a esta campanha tão importante para a sociedade, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipira, trabalhando desde o dia 1 de outubro com a coleta do preventivo e exame de mamas, promoveu na última quarta-feira (17), uma atividade diferente. Com o objetivo de tratar sobre a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mamas e colo uterino que é uma das principais ações que vem sendo desenvolvida pela Secretaria durante esse mês, a palestra com a Enfermeira da Unimed de Concórdia, Mônica Farias Cestonaro trouxe a tona diversos temas relacionados à orientação e conscientização de uma forma dinâmica e objetiva, onde, a informação com uma abordagem de forma simples e clara foi repassada para que todas as participantes entendessem o real significado e a importância de se realizar os exames de prevenção.  A profissional destacou ainda questões relacionadas à saúde mental, enfatizando a importância de estar bem psicologicamente para que o corpo não adoeça, orientações sobre diagnóstico precoce, quebrando mitos e tabus, a importância da boa alimentação e prática de atividades físicas, relatando ainda alguns fatores de risco, a exemplo da obesidade, ingestão de álcool e tabagismo que podem agravar ainda mais o problema.

Para complementar, um vídeo com relatos de uma paciente da Unimed que venceu a doença, contando seus medos e angustias ao descobrir a doença, mas toda a força de vontade e superação que teve ao longo do tratamento, ressaltando que isso foi um dos fatores primordiais para vencer todas as etapas para que ficasse curada. A paciente finalizou com a seguinte frase: “Não me importei nem me entristeci por ficar careca ou sem uma mama. A vida é muito mais do que isso, porque o cabelo cresce e a mama pode ser reconstruída”.

O Secretário de Saúde e Assistência Social, Marcelo Minks, em seu discurso, primeiramente ressaltou a importância da parceria existente entre a Secretaria e a Unimed que prontamente atendeu ao chamado para repassar tantas informações de extrema relevância, principalmente nesse mês de Outubro que é dedicado ainda mais ao cuidado com a saúde da mulher e prosseguiu enfatizando que a prevenção sempre é o melhor remédio. “Trabalhamos com foco na prevenção para que nossa população não adoeça e é preciso estarmos atentos, cuidando do bem mais precioso que possuímos, a nossa saúde”, finalizou o Secretário.

Ainda durante a tarde, um momento de descontração, o Ballet Simone Minks, com a Coreografia Unicórnios Mágicos fez uma belíssima apresentação, deixando os presentes encantados.

Para finalizar, como forma de agradecimento as participantes que deixaram seus afazeres e vieram adquirir conhecimentos, foram sorteados alguns brindes, um mimo da Unimed em parceria com a Secretaria de Saúde. Logo após um coffe break encerrou as atividades.