---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Primeiras cirurgias de cataratas pelo SUS são realizadas no Hospital de Piratuba/Ipira

Publicado em 30/10/2019 às 13:33 - Atualizado em 30/10/2019 às 14:34

14 pacientes beneficiados nessa etapa

 

Foram realizadas na última quarta-feira (30), as primeiras cirurgias de cataratas junto ao Hospital de Piratuba/Ipira, 100% SUS. Nessa primeira etapa, 14 procedimentos foram feitos, 13 do Município de Ipira e 1 de Piratuba.

As cirurgias tiveram início ainda no mês de junho, com valores bem acessíveis, porém particulares, mas com a articulação do Município de Ipira, através Secretaria de Saúde que fez o encaminhamento de toda a documentação necessária para a contratualização junto ao Estado, o serviço agora está disponível gratuitamente à população.

Conforme explica o Secretário de Saúde e Assistência Social, Marcelo Minks, a ideia surgiu da necessidade de suprir as demandas não somente do Município de Ipira e Piratuba, mas também de grande parte da região. “Na busca por alternativas para movimentar o Hospital na complementação da renda, mas em contrapartida, focados no bem maior, de beneficiar grande parte da população que necessitava da cirurgia, após vários diálogos com a direção, equipe do hospital e gestores dos demais Municípios, surgiu à ideia de realizar cirurgias eletivas (aquelas que podem ser agendadas sem riscos aos pacientes)”, relatou Marcelo.

Na época, o Município de Ipira buscou com êxito um profissional na área oftalmológica, para as cirurgias de cataratas, onde nos dias 05 e 06 de junho, no início dos trabalhos, 10 procedimentos foram executados. Desde então, vários procedimentos estão sendo feitos.

Estima-se que até o final de Dezembro, sejam alcançadas 300 cirurgias de cataratas, além de já estar sendo articulada à busca para que novas especialidades sejam trazidas ao Hospital.